sábado, 7 de abril de 2012

Reflexões Otakus #23

_Reflexões

Nyoho ~

Reflexões Otakus, a coluna zumbi que voltou dos mortos (se é que alguém lembra que isso já existiu)!

Ok, brincadeira, a coluna não estava morta. Apenas um coma barbitúrico

Considerando que estou escrevendo isso em um sábado, sejam bonzinhos e continuem. ~

Eu queria criticar a mídia, quando me toquei que animes e mangás são um tipo de mídia. Mas lembrei que eu -ironicamente- sempre costumei falar mal de otakus no Reflexões Otakus. Logo, não vejo problemas em criticar a mídia aqui.

Eu tenho a mais plena consciência de que nossa vida não seria a mesma sem ela, que todos criticam a mídia generalizando e sem se tocar o que ela realmente é, pensando simplesmente em destruir a Globo, e tudo mais.

Deixando claro que estou generalizando, que sei o que é a mídia e que sei também que de certo modo, dependo dela, vamos ao que interessa ou não.

~//~

Não é raro ver por aí artigos ou pessoas criticando “a mídia” por influenciar negativamente as pessoas, deixar a população ignorante e tudo mais, o que é uma grande mentira cabeluda, porque qualquer um sabe que ler um jornal não vai, de modo algum, deixar alguém menos informado, ou com opiniões inválidas, muito pelo contrário. O problema é que ninguém vai ler um jornal quando está entediado, o criatura vai ligar a TV em muito culto, só que ao contrário. O que naturalmente leva a mídia ser um termo pejorativo.

Enfim, o fato é que querendo ou não, a mídia acaba por “controlar” o mundo atualmente. Se isso é bom ou ruim não me interessa, o que tem peso aqui é que essa nem tão adorável subcultura a qual pertenço orbita uma mídia pré-determinada. Pior ainda, asiática, o que necessariamente quer dizer que muitas vezes é deveras bizarra.

Então surge aquela pergunta infeliz, “animes influenciam as pessoas?”.

Vejam, parte (eu disse “parte”!) dos otakus são massas de carne socialmente inadaptáveis e… exóticos, que tem interesses por coisas completamente diferentes do que chama atenção do restante. Então a influência é óbvia.

“- Mas o que influencia não são os animes, é o exagero, a fixação pelos mesmo e a convivência demasiada com esse tipo de obra.”

Não vem ao caso. Se não fosse exagerado não estaríamos aqui, então vamos seguir esse mesmo raciocínio.

Então olhando mais seriamente, é ruim?

…Claro.

Deixem toda a visão romântica que tem sobre animes e mangás e encare a realidade, é amor por um desenho.

“-Herege, anime não é desenho.”

Não, é fotografia de uma dimensão 2D.

Voltando, essa adoração chega a ser absurda, uma vez que pode realmente mudar a vida das pessoas. Sem querer falar que não possa mudar para melhor, mas grande parte das vezes só te torna um gordo antipático, não que eu tenha algo contra. Com isso podem parar de encarar a realidade e passar a viver dentro de um mundo fictício e patético que supre seus desejos emocionais. Costumavam chamar isso de autismo.

Eu sei que uma parcela extremamente pequena é tão alienada, mas estou dando level up no parâmetro para o meu ponto de vista ficar mais claro.

Além disso, também há quem fale que os animes podem tender a deixar as pessoas violentas (mesmo esquema que videogames) e também incentivaria o suicídio. Como isso?

Simples assim: quantas vezes o Kuririn morreu? Por mais incrível que pareça, na realidade as pessoas não voltam. Nem depois de três dias, pois é. Segundo quem defende essa suposição, as Esferas do Dragão não são reais, mas estão mentindo, óbvio as pessoas perdem o “respeito” pela morte, ou seja, deixam de lava-la a sério, achando que depois é só esperar respawn. Parece bobagem e de fato é, mas não duvidem da capacidade das pessoas perderem a noção de realidade.

Kuririn_42311 Então, pode-se concluir que assim como a tão odiada Globo animes também podem trazer consequências negativas. Em uma proporção muito inferior, a meu ver, mas ainda assim, negativas.

Deixando de lado coisas como nível cultural e integridade pessoal dá na mesma você idolatrar mulheres seminuas em programas de humor esdrúxulo e mulheres nuas em animes. Encarem isso de modo saudável e não me matem.

Por que eu digo algo tão absurdo? Em ambas as situações estão te controlando e conseguindo muito dinheiro de acordo com seus desejos. É claro que não esfregam hentai na cara das crianças como acontece no outro caso, dentre outras coisas.

Então levem esse hobbie sempre de modo saudável e lavem sempre atrás da orelha para não terem que ouvir mais encheção de saco do que muitos já ouvem, e não serem completamente estranhos, é claro, mas isso é o de menos.

Eu poderia ficar falando disso no decorrer de um livro todo, mas acho que esse é um bom tamanho pro texto.

Ficamos por aqui e até a próxima!

~Um beijo da Ai.