quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

[Dicas para Escrever Fanfic da Láu] - Aula 5


Hoy Tucanos~

Como foi o vosso Natal?
O meu foi optimo, cheio de comida, bacalhau, chocolate, bacalhau e comida. Ah, e lasanha.

A aula de hoje vai ser diferente. É uma compilação de:
Aula 5 - Dicas que escritores famosos (ou não) dão para melhorar a escrita.






No outro dia estava a ler um artigo sobre isso e pensei: "Isto era perfeito para a coluna!" só que era em inglês... Então pensei de novo: "Porra. Eu quero ser tradutora no futuro não quero? Então... mãos á obra."
Moral da história: Ao contrário de certos Anjinhos (e que a indirecta seja forte, amén) eu não uso o google tradutor. O que significa que vai ter erros.
Nota: O nome dos livros eu deixei em inglês, porque não sei qual o nome da versão portuguesa e mesmo essa pode ter nomes diferentes em Pt e em Br.
Como é obvio, as dicas são sobre como escrever livros, mas as fics seguem a mesma linha de raciocínio.
O que achei graça é que todos eles têm uma visão tão diferente que as suas dicas variam imenso...

Começando:

Carl Zimmer Autor de A Planet of Viruses, The Tangled Bank, and Brain Cuttings 1. Faz quanta pesquisa conseguires longe da internet - com pessoas reais, em lugares reais.
2. Prepara-te para organizar um vasto numero de informação.
3. Prepara-te para destruir capítulos inteiros... E isso vai ser doloroso.

David Shenk Autor de The Forgetting and The Genius in All of Us
1. Faz-lo espetacular, não importa quanto tempo demore. Não existe tal coisa de ' muitos rascunhos'. E não existe tal coisa como "demora muito tempo." Como sabes bem, um bom livro pode demorar para sempre a ser escrito, mas um bom livro pode mudar a vida de uma pessoa. Um livro mediócre é apenas comercio...
2. Arranja feedback - montes dele. E pelo caminho, mostra excertos do teu livro a várias pessoas - diferentes tipos de pessoas. Descobre o que falta, o que está a ser mal interpertado, o que não é convincente e o que é chato. Isto não significa que tenhas de seguir todas as sugestões, este processo apenas vai permitir teres um melhor criticismo sobre o teu próprio livro baseado na forma com que as pessoas reagem a ele. Eu acho isso de valor inestimável.
3. Deixa alguma parte de ti nele. Não estás obviamente a escrever uma biografia mas este livro é parcialmente sobre ti - o mundo que tu vês, a tua forma de pensar, as tuas experiências com as pessoas. E acredita em mim, os leitores estão interessados em quem tu és. Então não tenhas medo de deixar pequeno pedaços e bocadinhos de ti e da tua personalidade e mesmo detalhes da vida no texto.

Cory Doctorow Autor de With a Little Help, For the Win, Makers, and Down and Out in the Magic Kingdom
1. Escreve todos os dias. Qualquer coisa que faças diariamente torna-se mais fácil. Se és incrivelmente ocupado, faz a quantidade de palavras que escreves todos os dias pequena (100 palavras? 250 palavras?) mas fâ-lo todos os dias.
2. Escreve mesmo quando não tens vontade. Não consegues dizer se o que escreves é bom ou mau enquanto que escreves.
3. Escreve mesmo quando o livro não presta e parece que não vai a lado nenhum. Apenas continua a escrever. Ele presta, acredita. Apenas a tua consciencia está a ter um ataque de panico porque não acredita no que está a fazer.
4. Para no meio de uma frase e deixa uma "linha" para começar no dia seguinte. Dessa forma, podes escrever três ou quatro palavras sem seres "criativo" e antes que dês por isso, estás a escrever.
5. Mesmo quando o mundo está envolto em caos, escreve. Não persisas de cigarro, de musica,de silêncio, de uma cadeira confortável ou de paz interior. Apenas necessitas de 10 minutos e uma folha de papel.

Stefen King: (Não traduzi todos os parâmetros, uma vez que vários deles diziam o que eu disse na primeira aula.)

1. Vai ao ponto Não gastes o tempo dos leitores com demasiada back-story, longas introduções ou piadas grandes. Reduz o "barulho". Reduz o desnecessário. Vai ao ponto /acção o mais depressa possível antes que o leitor perca paciência e passe á frente.

2. Escreve um rascunho, e depois deixa-o descansar. King recomenda que depois de escrever um rascunho se deve deixa-lo numa gaveta a descançar. Agora, o tempo que o texto deve "descançar" é variado. King deixa os seus manuscritos durante muitos meses parado até que pegue neles para começar o processo de edição.
Isto faz com que a tua mente se liberte e esqueça do que escreveste para que quando voltares a ler tenhas uma prespectiva mais clarificada do texto. Torna-se mais fácil para editar ou mesmo acrescentar pormenores que faltam. Regra geral, o resultado é um texto melhor.

3. Corta o teu texto. Ao revisar o texto, é tempo de cortar todas as palavras e frases supérfluas. Remove-las vai fazer com a mensagem se passe com mais facilidade e claridade.
No entanto, não removas muito texto ou poderá ter o efeito oposto.

Dicas para melhorar o português: Achei graça a isto num fórum, em primeiro porque foi claramente escrito por um português, e claramente por um português do norte, como eu.

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. "não esqueça das maiúsculas",
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, tá fixe?

9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".

13. Frases incompletas podem causar... e muitooooo....

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a vírgula especialmente será que já ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas. é estranho demais....e você vai demorar muito explicando...

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá- las-ei!" gostei dessa..
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúaa portuguêza.hehehe

27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre - causando ambiguidade - e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
29. Outra barbaridade que você deve evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carago!

Fontes: http://www.mcrfanclubr.com/fanficsfanfic-t188.htm

http://blogs.plos.org/neurotribes/2011/06/02/practical-tips-on-writing-a-book-from-22-brilliant-authors
;- se souberem inglês, recomendo a leitura deste artigo. Tem muitos mais escritores que não fiz tradução.

Até para a semana.
Espero que tenham uma entrada em 2012 maravilhosa ~
~