segunda-feira, 14 de março de 2011

Reflexões Otakus #6





Oi gente bonita, todos bem? 

Mil desculpas, mas vou cutucar a ferida e pisar no calo de vocês nesse post, falando de um assunto trágico e muito triste.


Depois da imagem nada sugestiva, clique e continue~ 


O Japão é sem sombra de dúvidas um país lindo e com uma cultura riquíssima, e me dói ver a situação pela qual eles estão passando lá, mas eu ouso dizer "Ainda bem que foi no Japão." Não, não é que eu não me penalizo por eles. É apenas que, se fosse em um país mas pobre, ou com menos infraestrutura do que o Japão, teria sido algumas vezes pior. O Japão tem construções mais resistentes a terremotos, e veja o desastre que foi. Imagine isso no Brasil, onde uma enchente, um desmoronamento, mata centenas de pessoas. E lá a reconstrução vai ser muito mais rápida do que em muitos outros países. Eles são praticamente "treinados" para sobreviver a tragédias, com a cruel geografia que eles tem lá. Mas é claro que seria inúmeras vezes melhor se nada disso tivesse ocorrido.

"Você consegue se imaginar em um lugar assim?"
 
Eu sou uma pessoa desinformada, fiquei sabendo da tragédia no Haiti praticamente quando já estavam iniciando o processo de reconstrução, mas fiquei sabendo do desastre no Japão rapidinho, e não sei se acho isso bom ou ruim. É claro, claro que devemos nos manifestar, comentar, analisar, apoiar e até mesmo homenagear o Japão, mas aqui mesmo no Brasil, o litoral paranaense está com problemas, e eu não vejo nada disso. Se bem que eu sou suspeita né? Aqui, fazendo um post todo sobre isso.

Porém, é realmente imperdoável esse bando de otaku sem coração que nem está preocupado com os mangakás, que também são pessoas, que nós admiramos e merecem nossa preocupação, mas sim com a continuidade de seu manga ou até mesmo o lançamento na data prevista. Isso é no mínimo, cruel. Poxa, se é pra se preocupar com alguém, que seja com as crianças mortas, com as mães chorosas, com os trabalhadores fazendo trabalho de heróis, com as famílias destruídas, e enfim, as pessoas que estão sofrendo lá. 

"É impensável, perder tudo o que você tem."

Entre o caos dos abalos sísmicos, tsunami, e acidentes em usinas nucleares, até agora, no momento em que estou escrevendo isso, foram confirmados mais de 1800 óbitos, mais de 2000 desaparecidos e as buscas continuam. É estimado que isso vai acabar com um saldo de mais de 10000 feridos. Isso sem contar a mega crise econômica que vai suceder isso, dizem que será a maior desde a Segunda Guerra Mundial.



Então, não é só momentânea a dor dos japoneses, depois que tudo se aclamar por lá, eles vão ter que se conformar pela perda de amigos e parentes, reconstruir boa parte de um país devastado e reerguer uma economia. Por isso eu fico com muita raiva de piadas com a situação e a ridicularizam. Eu não consigo imaginar como é viver isso, nem mesmo a paisagem de uma destruição como aquela. Como eu vou fazer graça com uma coisa dessas?

Ontem a noite (a noite no nosso horário) voltaram a sentir tremores, porém bem mais fracos. Pode ser que a Terra esteja se acalmando aos poucos, mas não posso dizer, já que sou leiga nisso. Mas imagino que as pessoas que passaram por isso, mesmo morando no Japão e estarem acostumadas, já ficam tensas, pois ninguém é de ferro, passar por aquilo deve ser traumatizante, no mínimo. E também ontem, mais um reator nuclear explodiu em Fukushima tanto que hoje eles pediram ajuda aos EUA para resfriar as geradores, buscando não ter novos danos graves.

"Tem um navio ali no meio. Imaginem como foi a coisa."


O Governo Brasileiro se manifestou hoje dizendo:

“Diante do estado de emergência e das incertezas decorrentes do terremoto no Japão, roga-se aos brasileiros evitar viagens àquele país até que a situação se normalize."

Já que cerca de 400 brasileiros estavam em Fukushima e cerca de 254 mil vivem pelo resto do Japão. Poucos nas áreas mais atingidas.

Bom, acho que ficamos por aqui. Essa foi a primeira vez que eu escrevi sobre algo realmente sério por aqui, e eu não me sinto orgulhosa ou feliz por isso. Nem um pouco. E pra você, que só se preocupa com os mangas (se é que tem alguém assim por aqui) a minha melhor e mais sincera cara de vá a merda. 

"Eu chorei muito quando vi essa imagem pela primeira vez."

Espero que próxima segunda eu venha falando de um assunto mais alegre. 

Até! õ/