quarta-feira, 18 de abril de 2012

New GAME OVER [Apresentação]


E ai galera, tudo bem? Meu nome é basicamente Fabrício, mas podem me chamar de RKS ou simplesmente R, a partir de hoje estarei assumindo a coluna Game Over e toda terça feira terá um post meu aqui na Philosophy Otaku, mas todos já perceberam (ou não) que esta postagem está sendo postada na quarta feira, pois tive vários problemas e acabei não conseguindo postar na terça, ou seja, já comecei aqui com o pé esquerdo e comecei já saindo da programação, mas espero que o Sawada me perdoe, pois sou um novato aqui e não tenho a mínima ideia ainda de como as coisas funcionam, então espero que não tenha problema.

Eu tenho que me apresentar, mas eu não sei muito bem como fazer (pra mim só dizer o nome já está bom), então acho que não tenho muito sobre o que falar sobre mim aqui e espero que tudo de certo e que eu pare de ter atrasos, mas com certeza eu ainda possa ter algum por está na reta final do meu curso técnico em Informática e por isso estou meio enrolado.

Então depois dessa falação sem sentido vamos ao que interessa e do porque estou aqui, no meu primeiro post eu não sabia muito o que eu iria fazer, então decidi numa madrugada sobre o que eu iria fazer e então eu resolvi fazer sobre o bigodudo mais famoso do mundo, sim é ele, Mario. Então na madrugada em qual minha internet me deixou fazer a minha pesquisa resultou na primeira matéria aqui pro PO, espero que gostem e comentem ai como eu fui (principalmente a equipe do PO, quero saber como me sai) e na próxima semana eu já irei trazer algo mais diferente, então é isso ai vamos a leitura.

It's a me, Mario!

Mario teve sua estreia no ano de 1981 e nessa época ele ainda não possuía o nome que tem hoje, pois antes de ser chamado de Mario ele era conhecido como Jump Man. Ele teve sua estreia no jogo Donkey Kong lançado para os Arcades e o seu único objetivo era salvar a princesa raptada pelo macacão Donkey Kong. Nesse jogo a única coisa que Mario vulgo Jump Man no jogo era pular e desviar de obstáculos para assim poder checar ao topo e poder derrotar o macacão e resgatar a princesa.

Mario foi criado por Shigeru Miyamoto que já tinha a ideia de usar o seu pequeno personagem em vários jogos e então no ano de 1983 foi lançado também para os Arcades o jogo Mario Bros onde nesse jogo ele já tem o seu renomado nome e a companhia de seu irmão Luigi, mas o maior sucesso e maior aventura de Mario iriam começar no ano de 1985 onde é lançado o jogo Super Mario Bros.

Esse é o começo das aventuras de Mario e sua turma e ele acabou se tornando o mascote da Nintendo e depois assim com os seus vários e vários jogos ele também se tornou um dos maiores personagens dos vídeo games.




Começando com alguns jogos

A franquia Super Mario tem uma diversidade imensa de jogos e de vários estilos diferentes que são desde os de plataforma e até mesmo de RPG, não irá dar pra comentar sobre todos os jogos da franquia, então vou passar somente por alguns que acho que são importantes.

Super Mario Bros
O primeiro jogo onde Mario embarca nos jogos de plataforma. Lançado em 1985 o jogo foi um enorme sucesso com a venda de milhões de copias e assim garantindo o grande sucesso do console da Nintendo o NES. A historia do primeiro jogo é bem básica (algo normal na época) e tem como cenário o Mushroom Kingdom (Reino do Cogumelo) que foi invadido pelos Koopas, com essa invasão o reino acaba em perigo e sua princesa Peach foi raptada e mantida prisioneira por Bowser, então assim Mario aparece e resolve lutar contra Bowser, libertar Peach e salvar o Reino do Cogumelo.

Super Mario Bros 2
Lançado em 1986 no Japão para o NES, o jogo continuava com o mesmo estilo do anterior, mas apresenta algumas mudanças como novas fases e o poder de escolha entre Mario e Luigi e o jogo foi considerado o mais difícil da serie. Devido a grande dificuldade do jogo a Nintendo Americana resolveu lançar o jogo de outra forma, no ano de 1988 a Nintendo Americana uso o jogo Doki Doki Panic como base e assim trocou os sprites dos personagens principais por os de Mario, Luigi, Toad e Peach, mas os sprites dos inimigos continuaram os mesmos. Nesse jogo tudo se passa em uma terra dos sonhos no qual Mario e sua turma devem salvá-lo do terrível Wart. Em 1993 o jogo foi novamente lançado só que dessa vez junto com a coletânea Super Mario All Stars com o nome de Super Mario Bros: The Lost Levels.

Super Mario Bros 3
Depois de um jogo no qual fora considerado o mais difícil agora é a hora da chegada do considerado o melhor, Super Mario Bros 3 foi lançado ainda para o NES no ano de 1988 no Japão. O jogo já tem melhoras muito significativas e com essas melhoras gerou um ótimo jogo. Nessa aventura Mario e Luigi vão para o Mundo dos Cogumelos a pedido da princesa Peach no qual a missão era derrotar os filhos de Bowser que estavam causando grandes problemas roubando os cetros dos reis do Mundo dos Cogumelos (e transformando os reis em “animais”) e os usando para causar o caos, os 7 filhos de Bowser utilizaram um misterioso navio voador e assim no qual Mario e Luigi deviam enfrentar para chegar até eles. Após derrotar todos os 7 filhos de Bowser o dupla de irmão o enfrenta no ultimo mundo, mas no final tudo era uma armadilha, pois Bowser usou os seus filhos como distração para assim ele poder capturar Peach. O jogo apresenta o modo multiplayer e têm grandes e diversas novidades as principais (alem de gráficos e jogabilidade melhor) os novos itens que a dupla poderá usar na aventura.

Super Mario World
Do Nintendo para o Super Nintendo. Em 1990 o jogo foi lançado para o sucessor do NES, o SNES e assim continuando a fama do encanador e seus amigos. Como novos gráficos, nova jogabilidade, novos desafios e um novo objetivo o jogo se tornou um grande sucesso (assim como o seus antecessores). A historia do jogo é bem simples (ainda continua em algo bem simples), num dia Mario, Luigi e a princesa Peach (Toadstool) foram curtir umas férias na Ilha dos Dinossauros, mas infelizmente a alegria deles dura pouco e Bowser aparece novamente assim raptando novamente Peach e, além disso, ele aprisiona os habitantes da ilha em ovos e os espalha entres 7 castelos que são protegidos por seus filhos, então(sem nenhuma opção) Mario e Luigi vão atravessar diversos mundo para salvar Peach e o Yoshis, mas agora a dupla terá a ajuda dos Yoshis espalhados pelos reinos. O jogo apresenta um modo bem diferente no qual também o jogador deverá explorar diversos lugares para achar novas fases e alem também de ter que desbravar o Caminho da Estrela e assim enfrentar as terríveis (e chatas) fases Secretas.

Nossa pra quem somente ia falar um pouco acabou que deu bastante conteúdo, mas resolvi dar uma boa ênfase ao inicio da jornada de Mario e seus amigos, então agora vou passar rápido por alguns jogos da serie (vamos ver quanto rápido eu irei).

Super Mario World 2: Yoshi’s Island
Lançado em 1995 o jogo apresentou gráficos e uma historia bem diferente. A historia do jogo se passa quando Kamek rapta um dos dois bebes que eram levados por uma cegonha, enquanto Baby Mario cai na Ilha do Yoshi, Baby Luigi é sequestrado e levado para o castelo de Baby Bowser, então Yoshi deve impedir que Baby Mario seja raptado pelos Toadies e alem disso impedir Kamek e Baby Bowser. O jogo não agradou muito, mas o que mais surpreende que seus gráficos foram feitos a mão e com um toque mais infantil. O jogo apareceu também no Game Boy Advance com o nome Super Mario Advance 3: Yoshi's Island e em 2006 ele ganhou uma versão para o Nintendo DS chamado Yoshi’s Island DS.

Super Mario Kart
O primeiro jogo da grande serie de jogos de corrida do Super Mario. Lançado no ano de 1992 para o SNES o jogo foi um grande sucesso, pois alem de apresentar vários modos de jogos e o que eu devo dar destaque é o modo Battle Mode onde dois jogadores se enfrentam utilizando itens (cascas de Koopas vermelhas que perseguem o alvo, cascas de Koopas verdes que são como tiros que vão reto, mas ricocheteiam, cascas de banana e por ai vai) para assim derrotar o jogador adversário, mas esses itens também são usados nas corridas normais o que da uma ótima diversão os usando para ganhar as tão disputadas corridas. Após Super Mario Kart tiveram os jogos Mario Kart 64 (1996, Nintendo 64), Mario Kart Super Circuit (2001, Game Boiy Advance), Mario Kart: Double Dash (2003, Game Cube), Mario Kart DS (2005, Nintendo DS), Mario Kart Wii (2008, Nintendo Wii) e por ultimo o Mario Kart 7 (2011, Nintendo 3DS).

Super Mario 64
Em 1996, Mario teve uma grande mudança de gráficos bidimensionais para gráficos tridimensionais e assim surgiu Super Mario 64 que foi lançado para o Nintendo 64. A historia do jogo é muito simples (chega até ser mais simples que historias mais antigas) onde num belo dia de sol, Peach convida Mario para ir até ao castelo para comer um pedaço de bolo, mas ao chegar lá Mario percebe que seu arqui-inimigo Bowser chegou primeiro que ele e com isso vez Peach novamente sua refém e pediu para que seus subordinados escondessem as estrelas mágicas do castelo em quadros e assim Mario tem novamente o objetivo de salvar Peach das garras de Bowser, mas para isso ele deverá embarcar em varias aventuras encontradas em quadros espalhados pelo castelo para recuperar as estrelas mágicas para assim poder salvar Peach. Mario 64 foi um grande jogo e tornou-se referencia para os jogos 3D pelo uso da câmera livre (não tão livre assim, em alguns momentos deixava a desejar, mas é algo normal o Lakitu não pode fazer milagres). O jogo teve um remake para o DS com o nome de Super Mario 64 DS (2004) onde nele alem de poder jogar com Mario você poderá também jogar com Luigi, Yoshi e Wario. Já em questão de “sequencias” temos Super Mario Sunshine (2002, Game Cube).

Mario Party
Mario Party é mais um dos diversos tipos de jogos da franquia do bigodudo. Lançado em 1998 para o Nintendo 64 o jogo traz um novo estilo e uma nova proposta para os fãs de Mario e sua turma, agora eles irão lutar em um tabuleiro e eles serão as peças desse jogo. Os jogadores (até 4) movimentam-se em um tabuleiro (a vários tipos de tabuleiros) com a ajuda de números tirados através de um bloco que serve como dado, ao se movimentar pelo tabuleiros e parar em um espaço pode acontecer algo como adquirir moedas, ativar eventos ou ativar partidas especiais (nas quais podem variar o numero de jogadores), o principal objetivo do jogo é conseguir a tão desejada estrela e para ganhar aquele que possui mais estrelas ganha (caso haja dois personagens ou mais com o mesmo numero de estrelas o que tiver mais moedas irá ganhar). A serie Party não termina por ai os próximos jogos são: Mario Party 2 (1999, Nintendo 64), Mario Party 3 (2000, Nintendo 64), Mario Party 4 (2002, Game Cube), Mario Party 5 (2003, Game Cube), Mario Party 6 (2004, Game Cube), Mario Party Advance (2005, Game Boy Advance), Mario Party 7 (2005, Game Cube), Mario Party DS (2007, Nintendo DS), Mario Party 8 (2007, Nintendo Wii) e Mario Party 9 (2012, Nintendo Wii).

Os jogos de esportes do Mario e sua Turma

Essa não vai ser uma área que irei comentar muito, então somente irei colocar os nomes e tipos de jogos.

Futebol: Mario Strikers (2005, Game Cube), Mario Strikers Charged (2007, Nintendo Wii)
Golf: Mario Golf (1999, Nintendo 64 e Game Boy Color), Mario Golf: Toadstool Tour (2003, Game Cube), Mario Golf: Advanced Tour (2004, Game Boy Advance)
Tennis: Mario's Tennis (1995, Virtual Boy), Mario Tennis (2001, Nintendo 64), Mario Power Tennis (2003, Game Cube), Mario Tennis Power Tour (2005, Game Boy Advance)
Baseball: Mario Superstar Baseball (2005, Game Cube), Mario Super Sluggers (2008, Nintendo Wii)
Basketball: Mario Hoops-3-on-3 (2006, Nintendo DS)
Olímpicos: Mario & Sonic at the Olympic Games (2007, Nintendo Wii e Nintendo DS), Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (2009, Nintendo Wii e Nintendo DS), Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (2012, Nintendo Wii e Nintendo 3DS)
Mistura de varios esportes: Mario Sports Mix (2010, Nintendo Wii) (faz cross over com personagens da Square Enix)

Mario no mundo dos RPGs

Mario também embarcou nas aventuras dos RPGs com vários títulos. O primeiro foi Super Mario RPG: The Legend of Seven Stars foi lançado em 1996 para o SNES e foi desenvolvido pela Square Enix. A historia se passa novamente quando Bowser captura a princesa Peach (novamente) e a leva ao seu castelo, mas uma espada gigante desce sobre seu castelo jogando Bowser e Peach para longe, Mario também é arremessado e volta para tentar achar Peach, mas sem sucesso vai procurar em outros lugares e acaba encontrando Mallow e Geno e com eles Mario vai atrás das Setes Estrelas que forma a Star Road e que com ela poderão deter Smithy. Nessa aventura Bowser se une a Mario para poder recuperar seu castelo.

Outros jogos da serie de RPG são Paper Mario (2000, Nintendo 64) onde tudo parece ser feito de papel e acabou gerando um ótimo visual. Nessa aventura Mario terá a ajuda de vários personagens com habilidades distintas (Goombario é um grande fã de Mario, por exemplo, é um dos personagens que irão ajudar Mario nessa aventura) na qual serão essenciais para que Mario consiga cumprir seus objetivos. Outros jogos que surgiram depois da Paper Mario foram: Paper Mario: The Thousand-Year Door (2004, Game Cube), Super Paper Mario (2007, Nintendo Wii) e Paper Mario 3DS (2011, Nintendo 3DS).

Também há uma serie onde as forças de Mario e Luigi são unidas e com isso gera grandes habilidades e grandes ataques, a serie Mario & Luigi teve inicio em 2003 no Game Boy Advance e contava com a dupla de irmãos se aventurando no Bean Bean Kingdom, mas o ponto forte do jogo é que alem do sistema de “combos” herdada do Paper Mario há ataques que a união de habilidades de Mario e Luigi são colocadas em prática alem também da união deles para habilidades especiais para atravessarem alguns obstáculos no mapa. Jogos da serie que vieram a seguir foram Mario & Luigi: Partners in Time (2005, Nintendo DS) e Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (2009, Nintendo DS).

Caindo na pancada em Smash Bros

Após falar sobre esportes e RPGs está na hora de cair na pancadaria com a série Smash Bros. O primeiro jogo da serie foi lançado em 1999 para o Nintendo 64 com o nome de Super Smash Bros e com ele trazia 12 personagens trazidos de distintas series da Nintendo (como Link, Samus, Fox, Pikachu , Kirby, o próprio Mario e mais alguns). A historia do jogo é bem sinistra (digamos assim), pois um mão entediada chamava Master Hand resolve pegar vários bonecos e assim fazer uma arena para saber qual é o mais forte e aquele que for o mais forte irá enfrentá-la no final para ver se realmente merece esse titulo. O jogo é bem diferente dos jogos de lutas normais, invés de ter uma barra de energia que ao terminar decidi o vencedor (que ainda tem energia) o jogo tem um porcentagem que sobe ao receber os golpes, o estilo do jogo não muda muito, mas se quer derrotar o seu adversário ou você deve acumular causar uma grande porcentagem de dano no adversário ou jogá-lo para fora da arena. O jogo teve um grande sucesso e com isso gerou duas sequencias a primeira é Super Smash Bros Melee lançada para o Game Cube em 2001 e Super Smash Bros Brawl para o Nintendo Wii em 2008, mas a grande novidade do Brawl que alem de melhores gráficos e muitos personagens, 2 personagens de outras series não pertencentes a Nintendo entraram na briga e eles são Sonic (Sega) e Solid Snake (Konami).

Puzzles e mais Puzzles com o Mario

Mario também conta com as suas series de Puzzles e as duas que irei comentar são: Dr. Mario e Mario VS Donkey Kong. A série Dr. Mario teve inicio em 1990 no NES (e também para o Game Boy e Game Boy Advance), o jogo é bem parecido com o Tetris, mas tem suas diferenças, o objetivo é que o Dr. Mario (Mario é até Doutor, deve ter doutorado em Diversão), deve eliminar os vírus usando as pílulas da mesma cor que as dos vírus e assim ao elimina-los você irá ganhar alguns pontos. As “sequencias” dessa serie são Dr. Mario 64 (2001, Nintendo 64) e Dr. Mario Online Remix (2008, WiiWare).

A segunda serie é Mario VS Donkey Kong que teve seu inicio no Game Boy no ano de 1994 com Donkey Kong (apelidado as vezes de Donkey Kong’ 94), que tem a mesma proposta do primeiro jogo lançado para os Arcades (1981), mas só que com novos gráficos. Então a briga fica feia em 2004 quando o titulo Mario VS Donkey Kong é lançado para o Game Boy Advance, agora em vez de salvar Pauline, Mario terá que ajudar os Mini-Marios (como assim?), tudo começa quando DK assiste um comercial onde a moda do momento é o Mini-Mario, DK corre para a cidade, mas infelizmente tudo está esgotado e então como ultimo solução DK rouba a fabrica onde são produzidos os pequenos bigodudos, assim Mario vai atrás de DK para recuperar os pequenos. O jogo teve duas sequencias que são: Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (2006) e Mario vs Donkey Kong: Mini Land Mayem (2011), ambas para Nintendo DS.

New, Galaxy, Galaxy 2, 3DS e Concluindo

Para terminar (isso mesmo, t-e-r-m-i-n-a-r) não vou adentrar esses jogos, mas digamos que são os mais recentes da franquia eu talvez futuramente deva comentar sobre eles, mas para comentar sobres essas 4 eu realmente quero jogá-los para entender bem com funciona a coisa já que são propostas bem diferentes de jogos do Mario, dos diversos jogos citados acima muitos deles eu já joguei e tenho orgulho disso, o primeiro jogo que joguei e zerei foi Super Mario Bros (na época que joguei foi no SNES do namorado da minha irmã que usava o vídeo game para afastar eu e meu irmão de perto deles) e nem da pra falar a lista completa de jogos do Mario aqui e sendo que muitos eu deixei de comentar e deixei pra lá, digamos que está mais do que bom como matéria de estreia aqui na PO e acho também que é a matéria mais longa que eu já escrevi (6 paginas no Editor de Texto) então acho que vou encerrar por aqui e espero que tenham gostado (se alguém conseguiu ler) e se tiver algum erro por favor me avise (escrevi essa matéria de madrugada) e é isso ai e até a próxima comigo aqui na Philosophy Otaku, aqui no Game Over... até.