Idade: 43 anos.
Cidade Natal: Hyogo, Japão.
Aniversário: 7 de março de 1967 .
Trabalhos: Nana, Paradise Kiss, Tenshi Nanka Ja Nai.
Ai Yazawa é uma autora e desenhista de mangás voltados para o público feminino. Em suas obras a temática abordada é geralmente a vida de mulheres jovens. Tendo muitas obras populares no Japão, Yazawa começou sua carreira de mangaká em 1985, e durante 15 anos consecutivos, escreveu 10 séries para a revista pré-adolescente Ribon.
Dona de um traço único. Ai Yazawa aborda bastante a moda e chegou a escrever duas obras com essa temática: Paradise Kiss e Gokinjo Monogatari.
Ex-estudante de moda, abandonou o curso para seguir outra carreira, a de mangaká. Seu gosto pela moda é expresso principalmente nas roupas de seus personagens.
Banda Black Stones, do anime NANA.
Sobre os trabalhos que traz no currículo, além de seus mangás, Ai Yazawa contribuiu para obras de outros mangakás, um exemplo disso é o character design de Princess Ai (Misaho Kurajidou), onde Yawaza deu sua contribuição.Sua obra de mais sucesso, NANA, ganhou uma versão animada, produzida pela Madhouse Studios, tal obra encontra-se ainda em publicação e, devido a problemas de saúde da autora, o mangá foi paralisado duas vezes, uma em 2007 e outra em 2009.
Algumas de suas obras viraram live-actions. De NANA foram feitos dois, em 2005 e 2006, com Mika Nakashima como Nana Osaki e Aoi Miyazaki como Nana Komatsu. Como suas influências, ela cita autoras Shoujo dos anos 80 como Fusako Kuramochi, Ogura Fuyumi e Yukari Takahashi.É também amiga próxima de mangakás shoujo famosas como Megumi Mizusawa, Miho Obana e Wataru Yashimizu.
Outra coisa interessante existente nas obras de Ai Yawaza é a excentricidade de seus personagens, do mangá Nana podem ser citados Shin, o garoto de programa, Ren, o viciado em drogas e Yasu, a prova de que aparências enganam. E em Paradise Kiss temos Isabella, um travesti.
Outra curiosidade de Nana é a semelhança de Honjo Ren com Sid Vicious, ex-baixista da banda Sex Pistols, sobre isso ela afirma que não era sua intenção deixá-lo parecido com o músico.
Fontes: Shojo Beat; Neo Tokyo (Edição nº: 22)
Trabalhos de Ai Yazawa em ordem cronológica: