sábado, 17 de março de 2012

Watchlist [#5]

WatchList

Estou fazendo minha estréia nesta coluna (esquecida). Será que você vai se identificar com minha opinião parcial (apaixonada) e não séria? É só clicar para ver.

E para minha estréia, nada melhor que algo empolgante, falarei de Sket dance!

Primeiro vamos aos dados: Sket dance é um mangá publicado na Shounen Jump (a mesma revista onde são publicados Naruto e One Piece, só checando) desde 2007, completando já seus 17 volumes. A sua publicação no Brasil... Bem, quem sabe, não é mesmo? (PANINI, POR FAVOR!)

Do Mangaká Kenta Shinohara, que já foi assistente de Hideaki Soraki (autor de Gintama), portanto, se você viu alguma semelhança, já sabe o porque. Mas é claro que a semelhança não é negativa, ambos os autores já fizeram um crossover entre seus personagens (falarei mais abaixo).

Já o anime (o que falarei hoje, porque não tive contato com o mangá) estreou na TV Tokyo temporada de Abril do ano passado, ou seja, na mesma temporada do “fenômeno” do Exorcista Azul, então se você nunca tinha ouvido falar desse anime há a possibilidade desse ser o motivo (ou não, não me julguem).

image

E não posso me esquecer de citar: Esse anime faz parte do “Giro Semanal” da colunista Princess Nebbia, então, se você acompanha o anime, pode ler todos os domingos os comentários sobre os episódios que rolam aí durante as semanas.

Como eu acho que ninguém lê essa parte acima, aqui vai minha versão resumida da história:

“3 amigos criam um clubinho em uma escola da pesada se metendo nas mais loucas confusões e resolvendo os problemas de uma galerinha do barulho que vai viver muitas aventuras.”

E esse clubinho principal é formado por:

image

Bossun - O Chefe do clubinho, suas características vão desde desenhar bem a colocar um óculos e virar o Sherlock Holmes de uma hora pra outra. É um excelente atirador e nas resoluções de problemas gosta de utilizar o estilo afro.

Apesar de parecer mais gente que os outros protagonistas de shounen ele se envolve emocionalmente em alguns casos e faz discursos piegas e clichês defendendo seus amigos e aqueles que pedem por sua ajuda (Sou eu! O chapolim colorado). Talvez seja o protagonista de Shounen que tenha mais características e habilidades, mas ele não tem uma bem popular em shounens… ele é fraco.

Mas para isso tem a..

image

Himeko - Menina durona que chuta pirulitos de sabores bizarros, ela é a responsável pela parte de lutas, fight, barracos, etc. do anime. Usa um taco de Hockey e é extremamente fiel ao Bossun. Apesar de ter um temperamento forte e já ter sido tratada anteriormente como uma pessoa má ela tem um coração enorme e ajuda qualquer um que precisar. Ela é a melhor protagonista de anime que existe atualmente (minha opinião pessoal).

image

Switch - Praticamente o cérebro da trupe. Nerd e otaku (mas ele odeia otakus), só se comunica através de seu computador, pelo qual obtem informações de todos os tipos que auxiliam nas soluções das investigações do grupo.

Análise Geral

image

Sket Dance é engraçado, divertido e um ótimo entretenimento. Sua formula descontraída, e até vezes dramática de conduzir os episódios só faz o telespectador se apaixonar mais e mais pelo anime. Há episódios cansativos, arrastados, mas também há episódios que fazem lembrar porque você pegou e assistiu a esse anime! episódios com ideias malucas, engraçadas, originais, impostas diferentemente do que é visto nos shounens (ou simplesmente mangás de comédias escolares) de hoje em dia.

O Anime evolui com o tempo (episódio 30 a diante eu comecei a simplesmente AMAR sket dance), se no começo ele era apenas um comédia escolar regular que também satirizava animes e mangás, agora ele já conseguiu tomar forma, desenvolver os personagens, dar uma boa base para eles, melhor a química, as piadas (não sei o que aconteceu! Mas derrepente eu já estava quase chorando de rir com as piadas, principalmente com as envolvendo a Roman), o caso é que Sket Dance mostrou que é capaz! Se muitos outros animes se perdem no caminho, Sket também se perde, é claro! Mas os protagonistas são carismáticos, tem objetivos e unidos ao outros diversos personagens e seus casos malucos, trazem um anime único!

image

Algumas coisas a mais que eu gosto em Sket Dance e gostaria de destacar

image

Roman – Tá, eu sou louco? Um pouco. Mas eu acho pUtamente engraçado. Roman é uma autora de mangás shoujo dentro de anime e eu quase tenho um ataque quando as obras delas são mostradas no anime. Várias cenas em que ela aparece são quadros de mangá e ela prometeu só beijar o Bossun quando os sonhos dos dois se realizarem!

imageBandinha do Sket-dan (The Sketchbook) – Eu sei que eu não deveria dizer foda, porque estraga minhas falas, mas a banda do sket dance é. Em certo episódio eles simplesmente resolver criar uma banda em que o Bossun (ou o dublador dele, precisamente) é o cantor e isso funciona perfeitamente, as músicas são ótimas. (A opening que eu abri o Review é cantada por essa banda).

image

(Opening cantada pelo Sketchbook/Ending cantada pelo elenco do anime)

image

A banda, com pessoas reais.

imageUma das coisas mais interessantes no anime são os episódios em que se “desliga” a comédia um pouco e parte para as histórias do trio principal, até agora eu apenas assisti ao do Switch, da Himeko e estou louco pra ver o do Bossun (que já lançou mas eu costumo deixar acumular para assistir), e é de cair o queixo. Não comentarei mais para não gerar spoiler.

imageConselho Estudantil – Eu não gostava muito deles no começo, mas como já citei, o anime evolui e com ele até os mais secundários começam a se desenvolverem e eles são simplesmente hilários! Todos! A rivalidade do Sket Dan com o Conselho e como isso é mostrado no anime, é demais!

image

Sket Dance x GintamaSimplesmente épico.

Conclusão

image

Será que você está preparado para sátiras a animes e mangás, personagens bizarros, músicas incríveis cantadas pelo próprio elenco, episódios de arrepiar e a musiquinha infinita do Enigman?

 

Tchau, até a próxima!