quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[Dicas Como Escrever Fanfic] - Aula 6




Hello Tucanos ~

Espero que tenham tido uma boa entrada em 2012, uma vez que é o ano em que acaba o mundo e portanto toca a aproveitar.
(Digo eu, após ter passado a passagem de ano a ouvir musicas brasileiras e a comer que nem uma esfomeada num hotel durante 2 dias. É.)

A pedido de Hiozetsu, a pessoinha do comentário enorme que me salvou de ter de procurar algum tema importante para falar aqui:

Aula 6 - Vícios da escrita. A EVITAR , JÁ!


Acho que esta aula pode ser útil para outras coisas para além de fics, como por exemplo, redacções na escola. Em alguns casos, como conversas por msn, algumas delas não se aplicam. É tudo uma questão de bom senso.

"E os vícios da escrita? Usar comparações é bom? Alguém pode me responder?Se importa se eu fazer digitar só mais umas duvidas? Promete que não vai me esculachar? Se eu estiver com duvidas posso perguntar? Quanto a escrever informalmente, fica tosco usar palavras difíceis?" - Hiozetsu


1 -Emoticons
É proibido. PONTO FINAL.
As vezes, quando tentamos escrever comédia, temos tendência a colocar um "xD" no final para dar a entender ao leitor que aquilo foi uma piada. Quando vejo isso, lembro-me sempre daquelas séries de comédia antigas, como Friends, onde aparecem do nada pessoas a rir sempre que uma piada é dita. E isso deixa sempre a dúvida de: "Eu devia rir agora?"
Os leitores são inteligentes o suficiente para detectar uma piada ou ironia. Podem gostar ou não, podem nem rir ou até nem mesmo perceber, mas ai é tudo relacionado com a interpretação, e usar um xisdê não vai ajudar, apenas vai fazer dor nos olhos.

É claro que se a meio do texto uma personagem recebe um sms a dizer: "Olá tudo bem? :) " nesse caso o emotion não grande relevo e não é incorrecto. Desde que não seja usado em demasia... xD

2- Repetições
Refiro-me a todo o tipo de repetições. De ideias, pronomes, recursos estilísticos, narrativa...
O caso mais fácil a contornar é o do uso dos pronomes. Usando o Edward Elric como exemplo, podemos chama-lo de outras coisas: Edward, Ed, o loiro, o baixinho (*run*), o stressado, ele, o irmão mais velho, o alquimista. Por ai fora. É só pegar numa característica e acabar por usa-la como pronome.

Quanto á repetição de ideias ou narrativa, é tudo uma questão de estruturação e de fazer sequências. Planear bem o que se quer transmitir e tentar não referir as mesmas coisas.

Uma coisa que acontece muitas vezes, pelo menos comigo, é usar a mesma expressão várias vezes ao longo de um texto grande. Eu tenho sempre a tendência de usar os mesmos articuladores ( portanto, pois,porque, no entanto, o motivo de, em primeiro lugar, antes de mais, agora que , etc...) o que dá um aspecto demasiado formal aos meus textos mas é algo irracional porque é apenas o meu tipo de escrita.

O uso de advérbios deve ser moderado também. Uma coisa que reparei na escrita em pt-br (e que acabei por começar a usar também devido ao convívio) é o uso em demasia dos advérbios de modo. Acho que é coisa de português usar mais os adjectivos de forma descritiva aos advérbios de modo. De qualquer forma, tanto adjectivos como advérbios são correctos e dependem do tipo de escrita, apenas é importante ter especial atenção ao uso duplo deles. Por exemplo: "Ed saiu silenciosamente do seu quarto. Tinha esperança que Winry não o visse ou caso contrário ia tortura-lo lentamente mas ele aguentaria calmamente." E isto, como é obvio, é errado.


3- Recursos estilísticos.

Aqui uma breve lista dos principais:
Personificação – atribuição de características humanas a algo irreal, objectos ou animais;

Anáfora – repetição de uma palavra no principio ou no fim de cada verso;

Ajectivação expressiva – quando se atribuí mais de 1 adjectivo a uma só palavra;

Aliteração – repetição do mesmo som;

Hipérbole – emprego de termos que exageram a realidade;

Metáfora – é uma espécie de comparação abreviada, pois, não está presente a palavra ou expressão de comparação;

Antítese – contraste entre duas ideias ou coisas;

Enumeração – listagem de características;

Encavalgamento – quando não existe pausa no final do verso ou estrofe, este contínua no verso ou estrofe seguintes;

Comparação – comparar duas ideias, pessoas ou animais através de expressões ou palavras comparativas;

Interrogação Retórica – pergunta sem se esperar resposta;

Sinédoque – parte-se do mais lato para o mais restrito;

Perífrase – substituição de uma palavra por uma expressão mais longa.

Apostrofe – Invocação;

Pleonasmo – reforço de uma ideia (vi claramente visto);

Eufemismo – suavizar uma ideia negativa (morreu – faleceu)

A comparação é usada para evitar a repetição ou para ênfase em determinada característica. Eu não acho que seja incorrecto usar a comparação, mas tudo depende de como ela for construída. "És tão bela como uma lesma gorda" não é uma boa comparação.

Aqui entram as perguntas retóricas. Pessoalmente, adoro explorar a mente dos personagens (aka fillers) e escrevo imenso sobre o que eles estão a pensar. As perguntas retóricas surgem na minha narrativa algumas vezes... Há pessoas que odeiam o uso delas. Eu gosto e acho uma forma de aproximar o leitor da personagem...

4- Escrita Formal vs Informal:
Sinceramente, o meu tipo de escrita normal mistura um pouco dos dois , mas o aconselhado é usar palavras comuns. Por vezes, algumas palavras mais caras saem sem ser nossa intenção. Isso não será problema. Agora, usar constantemente um estilo rebuscado pode gerar confusão em algumas pessoas e nem sempre temos um dicionário por perto...

Quanto aos erros ortográficos:
Escrever muito ajuda a evita-los. Mas sempre vão aver errus. Alguns seram idiotas, outros vai ser perciso muita insistencia e outros é pura falta de conhecedrimento (que a indirecta seja forte, ámen).
(Eu no noutro dia num RP reparei que escrevi 'magestade'. A vontade que eu tinha era de me suicidar. Mas errar é umano, afinal de contas.)


Então, é tudo por esta semana caros tucanos. Vemo-nos na próxima semana~