domingo, 16 de janeiro de 2011

PhilosoReview [#25]




Oi pessoal! Tudo ok? Espero que com vocês sim, porque eu acabo da voltar da inscrição do Sisu (quem prestou o Enem, atenção, o processo seletivo das Federais vai só até dia 18!) e pela minha nota tenho o pressentimento de que não conseguirei ir para a faculdade que eu queria.

Mas é a vida.

Ainda não tive temo de reestruturar o PReview, então, para saber mais, Cliquem em Continue.




A história de Darker Than Black é sobre um futuro apocalíptico (*gota*) em que portões surgiram em dois pontos do mundo, coincidindo com o surgimento dos chamados Contratantes, humanos que perderam seus sentimentos e ganharam poderes. Se tornaram máquinas de matar nas mãos dos governos pelo mundo, ao mesmo tempo em que são desconhecidos para os cidadãos comuns.

Um deles, o Portão do Inferno, se localiza em Tóquio. O outro, o Portão do Paraíso, estava no Brasil, em algum lugar entre as regiões Sudeste e Centro Oeste... Mas um acidente o fez sumir, levando junto 75% do Brasil e mais o Uruguai, o Paraguai e a Argentina. Eles nos adoram, não é gente?




Em meio a isso, um contratante que sobreviveu ao acidente na América do Sul, se infiltra no Japão (ele é chinês, em tese) a mando de uma misteriosa Organização, que mexe seus palitinhos a favor de desconhecidos. Os contratantes não demonstram sentimentos e não possuem remorso, por isso servem a esse tipo de grupos, mas a Organização, ao contrário dos outros serviços secretos, não serve a nenhuma país ou aliança definida.

A partir daí acompanhamos a rotina de Hei, ou Li Sheng Shun, como ele se apresenta para os cidadãos, salvando algumas pessoas, matando outras, e mudando totalmente de humor e personalidade quando finge ser um humano comum.

A segunda temporada é bem mais fraquinha, tem menos ação e mais drama adolescente (coisa que nem tinha na primeira!), um enredo meio que sem pé nem cabeça, já que eu ainda não aceitei as justificativas usadas no OVA (assistam os OVA primeiro, senão não entenderão a segunda temporada) não me convenceram.




A arte é bonita, mas sei lá... Recentemente as semelhanças entre os traços de diferentes animês atuais está me cansando. Por isso a arte inusitada de Shiki foi boa, e por isso que a de Darker Than Black é o que eu passei a considerar "normal".

Quanto as aberturas, na primeira temporada, tem uma abertura clichê e uma que parece propaganda de videogame, nesta ordem. A segunda temporada tem uma abertura adolescente digna do próprio enredo.

Os encerramentos... Bem, o primeiro da primeira temporada tem uma música, Tsuki Akari, tão lindinha, parece uma canção de ninar... A segunda tem uma animação muito kawaii, meio que flashback meio que sonho... Na segunda tem uma animação bem depressiva, que combina com o ânimo dos personagens...




Sobre os personagens:


- Hei: Contratante misterioso manipulador da eletricidade, que se quer tem um pagamento. Ele aparenta ser muito mais humano do que os outros de sua classe, uma vez que é capaz de ser piedoso. Mas será que é isso mesmo? Conhecido como Shinigami Negro, ou BK201 (número da sua estrela, repetido mil vezes durante a história. Cansei de ouvir: Bi Key Ni Maru Ichi está brilhando! Está apagando! Está se manifestando! Etc, etc, etc...), é a alma do grupo, e por isso mesmo quase se tornam um grupo a parte da Organização, agindo sozinhos (coisa rara para os contratantes). Perdeu sua irmã Bai no acidente na América do Sul e agora está à procura dela.




- Yin: *Contém Spoilers!* Doll (contratante que perde realmente os sentimentos, mas não ganha poderes além de se projetar para observar ao longe e não tem pagamento) da água que trabalha com Hei, apenas uma figurante que mal era útil na primeira temporada (volta e meia falhava na hora importante), sofre uma reviravolta nem um pouco convincente, passa a amar Hei e isso a faz evoluir, se tornando uma ameaça na segunda temporada.




- Mao: Gatinhooooo! Coisa fofa! Tá, parei. Contratante com o poder de se transferir para animais, porém um acidente ocorreu e ele perdeu seu corpo humano, ficando então instalado em um gato. Personalidade forte, irônico e fiel, é um ótimo personagem.




- Huang: Humano que trabalha com o grupo acima descrito para a Organização. Não gosta nem um pouco de Contratantes, por um incidente em seu passado, por isso é ríspido e nojento com o resto do grupo. Mas toma jeito no fim das contas (*clichê*).




-Misaki Kirihara: Policial da área de Relações Internacionais, volta e meia se depara com um contratante e tem que lidar com ele, ou entregá-lo a fundação de pesquisa PANDORA (olha eu aí gente *gota*). Conhece "ambos", Hei e Li, mantém uma leve relação de amizade com este último, enquanto persegue o primeiro. Desconfia que sejam a mesma pessoa, mas se recusa a acreditar. Cria uma relação de confiança/ódio com ele por conta disso. Desenvolve um relacionamento suspeito com 11 de Novembro, e por isso começa a encarar Contratantes como humanos (ninguém, nem mesmo os Contratantes, faz isso a maior parte do tempo). Na segunda temporada, entra para o MAIC, atrás de seu eterno BK201.





- MI6: Grupo de Contratantes no serviço secreto inglês, comandados por Década, são: 11 de Novembro, contratante do gelo, que fuma para pagar, extremamente carismático, Abril, contratante do clima, bebe para pagar, Julho, Doll do vidro que sempre é deixado para trás e só por isso sobrevive, e na segunda temporada conhecemos 7 de Agosto, contratante metido a mágico que tem por pagamento contar o segredo por trás das mágicas.



- Amber: Participação especial da C.C Contratante que viaja no tempo, e paga se tornando cada vez mais jovem. Estava com Hei, Bai e Havoc quando a América do Sul foi destruída. Foi Fevereiro no MI6, Amber na Organização e fundadora do Evening Primrose, grupo decidido a sabotar a Organização, formado só por contratantes. Universalmente conhecida como uma traidora, dá a Hei uma escolha no final, mesmo que com isso não consiga evitar o futuro que previu.



- Suou Pavlichenko: Gêmea do contratante Shion, descobre que sua vida é uma grande conspiração, se torna uma contratante por conta de um Fragmento de Meteoro, é a protagonista da segunda temporada, onde temos um Hei bêbado, cabeludo e barbado, além de intratável a treinando. Acaba se apaixonando por ele, enquanto trata Julho como Hei tratava Yin, fazendo o Doll quase iniciar o mesmo processo evolutivo desta última. Consegue encontrar seu irmão (motivos parecidos com os de Hei na primeira temporada) mas as coisas não saem como era planejado...



- Ministério de Assuntos Internos e Comunicação: Grupo secreto que lida com contratantes às escondidas, principalmente quanto a Izanami e Izanagi. Mizaki entra para o grupo, conhecendo Genma Shizume, contratante que manipula objetos sólidos e os distorce criando armas e armaduras (paga queimando incenso nas costas *WTF?*), Mina Hazuki, contratante que lança objetos... Laser? (paga beijando um homem, mesmo sendo lésbica) E Yoko Sawasaki, responsável pela comunicação e organização dentro das missões. Lá, Mizaki recebe o nome de Yayoi Ichinose.




- Madame Oreille: Informante humana que possui Dolls gêmeas, é chefe de Hei na primeira metade da segunda temporada, que age para a CIA em segredo. Conhece Mao de seus tempos de humano e manipula as situações a seu favor...




- Gai Kurasawa e Kiko Kayanuma: Detetive de meia pataca e sua assistente cosplayer. São o foco cômico da primeira e segunda temporadas.




Minha nota pessoal é 8, pois as cenas de ação são realmente boas, é curioso descobrir a verdade por trás da aparente frieza dos Contratantes, e o preço de seus contratos... É claro que, nestes 25 capítulos da primeira temporada, há muito melodrama barato, mas ainda assim é divertido. A segunda temporada e os OVA's eu não recomendo. Não é de se jogar fora, mas não tem muito propósito, além de não convencer como a primeira. É boa, mas para quem não tem tempo a perder, assista só a primeira.



P.s: Vocês sabiam que a fumaça de cigarro inalada possui de 5,3 à 43 nanogramas do carcinogênese (substância cancerígena) Dimetilnitrosanina, enquanto a fumaça expelida tem de 680 à 823 nanogramas? E que a fumaça expelida tem em média 11 vezes mais Quinolina do que a inalada? Por tanto, não fumem, e se forem fazê-lo, façam longe dos não fumantes, pois estarão os submetendo a uma intoxicação pior do que a sua, o que é no mínimo injusto.

Até semana que vem, com mais um Review!